10/07/2013
Tarde
14h às 15h50
Tarde
14h às 15h50
Ensino de línguas estrangeiras e a formação
do professor da educação básica
UM PANORAMA
DO ENSINO DE FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS DO RECIFE - Larissa de
Souza Arruda (UFPE)
O DISCURSO
CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Ana
Cristina de Moraes Hazin Palhares (UFPE)
O CINEMA
COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM LINGUÍSTICO-CULTURAL DO ESPANHOL COMO
LE - Amanda Raquel Albuquerque (UFPE)/ Profª Drª Fabiele Stockmans De Nardi
(UFPE - Orientadora)
O PROFESSOR
COMO MEDIADOR DE CULTURAS EM AULAS DE LE - Marina Gomes (UFPE)/ Pâmella Pinto
(UFPE)
SPANGLISH:
WHAT ES? - Carla Tereza de Lira Silva (UFPE)/ Nathaly Patricia Ramos da Silva
(UFPE)
11/07/2013
Manhã (10h às 12h)
Manhã (10h às 12h)
Ensino de literatura e a formação do
professor da educação básica
DANDO A
PENSAR A QUEM DAR A LER: DISCUTINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURA -
José Eduardo Gonçalves dos Santos (UFPE)
LETRAMENTO
LITERÁRIO E SUA MEDIAÇÃO LEITORA - José Jacinto dos Santos Filho (UFPE)
LITERATURA
ALÉM DOS “ISMOS”: QUAL SEU LUGAR NA SALA DE AULA? - Ágnes Christiane de Souza
(UFPE)/ Isabel Camila Alves da Silva (UFPE)
NÃO SE FAZEM
MAIS NOSTÁLGICOS COMO ANTIGAMENTE: A DIFICULDADE DE ENXERGAR A QUALIDADE DO
BRASIL CONTEMPORÂNEO - Gianni Paula de Melo (UFPE)
A DOCÊNCIA
EM (ETERNA) CONSTRUÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE
LITERATURA - Thays Lima e Silva (UFPE)
Tarde
14h às 15h
Temáticas emergentes do curso de Letras
FILMES E
OUTROS GÊNEROS EM VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE - Elilson Gomes (UFPE)/ Mariana
Bandeira (UFPE)
O LÚDICO NAS
AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES ACERCA DOS DEFICIENTES AUDITIVOS - Renata
Alves de Brito (UFRPE)/ Murilo Leonardo da Cunha (UFRPE)
PARTICIPAÇÃO
RATIFICADA: UMA DISCUSSÃO SOBRE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E CURSISTAS DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRPE - Jéssica Cristina dos Santos Jardim (UFPE)
15h às 16h
Ensino de língua portuguesa e a formação do
professor da educação básica
AULA DE
PORTUGUÊS: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E SUAS REPERCUSSÕES DIDÁTICAS - Adriana
Minervina da Silva (UFPE)
PROJETO DIDÁTICO
NA AULA DE PORTUGUÊS: UM FORMADOR E PROJETOR DE DISCURSOS SOCIAIS - Diego José
Alves Alexandre (UFPE)/ Mayara Aparecida Spíndola Palácio(UFPE)
LETRAMENTO E
INTERTEXTUALIDADE NA DEFINIÇÃO DE HQ: A CONSTRUÇÃO DE UM VERBETE - Getúlio
Fereira (UFPE)/ Juliana Serafim (UFPE - PIBID/CAPES)
12/07
Manhã (8h às 10h)
Manhã (8h às 10h)
Ensino de língua portuguesa e a formação do
professor da educação básica
PERFIL DE
LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO - Bibiana Terra Soares Cavalcanti
(PIBID LETRAS – UFPE)/ MARIA DE LOURDES CAVALCANTE CHAVES (PIBID LETRAS – UFPE)
FORMAÇÃO DO
PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PAPEL DO COORDENADOR DE ÁREA - Herbertt Neves
(UFPE)
CURRÍCULO DE
LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO - Jailton Jáder
Nóbrega (UFPE)
DA SUGESTÃO
DIDÁTICA À SALA DE AULA - Anne Caroline Araújo de Lima (PIBID Letras/ UFPE)/
Magda Evania Vila Nova (PIBID Letras/ UFPE)
DESENHO
ANATÔMICO: A SUA CONSTRUÇÃO E OS SEUS USOS NO ENSINO MÉDIO - Cássia Fernanda de
Oliveira Costa (PIBID Letras/ UFPE)/ Daniella Duarte Ferraz (PIBID Letras/
UFPE)
VERBETANDO:
EXPERIÊNCIAS DE ESCRITORES-APRENDIZES EM FORMAÇÃO DOCENTE - João Gusmão (UFPE)/
Renata Fernandes (UFPE)