8 de jul. de 2013

Comunicações orais da 2ª Jornada

10/07/2013
Tarde
14h às 15h50
Ensino de línguas estrangeiras e a formação do professor da educação básica

UM PANORAMA DO ENSINO DE FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ESCOLAS DO RECIFE - Larissa de Souza Arruda (UFPE)

O DISCURSO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - Ana Cristina de Moraes Hazin Palhares (UFPE)

O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM LINGUÍSTICO-CULTURAL DO ESPANHOL COMO LE - Amanda Raquel Albuquerque (UFPE)/ Profª Drª Fabiele Stockmans De Nardi (UFPE - Orientadora)

O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE CULTURAS EM AULAS DE LE - Marina Gomes (UFPE)/ Pâmella Pinto (UFPE)

SPANGLISH: WHAT ES? - Carla Tereza de Lira Silva (UFPE)/ Nathaly Patricia Ramos da Silva (UFPE)

11/07/2013 
Manhã (10h às 12h)
Ensino de literatura e a formação do professor da educação básica

DANDO A PENSAR A QUEM DAR A LER: DISCUTINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURA - José Eduardo Gonçalves dos Santos (UFPE)

LETRAMENTO LITERÁRIO E SUA MEDIAÇÃO LEITORA - José Jacinto dos Santos Filho (UFPE)

LITERATURA ALÉM DOS “ISMOS”: QUAL SEU LUGAR NA SALA DE AULA? - Ágnes Christiane de Souza (UFPE)/ Isabel Camila Alves da Silva (UFPE)

NÃO SE FAZEM MAIS NOSTÁLGICOS COMO ANTIGAMENTE: A DIFICULDADE DE ENXERGAR A QUALIDADE DO BRASIL CONTEMPORÂNEO - Gianni Paula de Melo (UFPE)

A DOCÊNCIA EM (ETERNA) CONSTRUÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE LITERATURA - Thays Lima e Silva (UFPE)

Tarde

14h às 15h
Temáticas emergentes do curso de Letras

FILMES E OUTROS GÊNEROS EM VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE - Elilson Gomes (UFPE)/ Mariana Bandeira (UFPE)

O LÚDICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES ACERCA DOS DEFICIENTES AUDITIVOS - Renata Alves de Brito (UFRPE)/ Murilo Leonardo da Cunha (UFRPE)

PARTICIPAÇÃO RATIFICADA: UMA DISCUSSÃO SOBRE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E CURSISTAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFRPE - Jéssica Cristina dos Santos Jardim (UFPE)

15h às 16h
Ensino de língua portuguesa e a formação do professor da educação básica

AULA DE PORTUGUÊS: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E SUAS REPERCUSSÕES DIDÁTICAS - Adriana Minervina da Silva (UFPE)

PROJETO DIDÁTICO NA AULA DE PORTUGUÊS: UM FORMADOR E PROJETOR DE DISCURSOS SOCIAIS - Diego José Alves Alexandre (UFPE)/ Mayara Aparecida Spíndola Palácio(UFPE)

LETRAMENTO E INTERTEXTUALIDADE NA DEFINIÇÃO DE HQ: A CONSTRUÇÃO DE UM VERBETE - Getúlio Fereira (UFPE)/ Juliana Serafim (UFPE - PIBID/CAPES)

12/07
Manhã (8h às 10h)
Ensino de língua portuguesa e a formação do professor da educação básica

PERFIL DE LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO - Bibiana Terra Soares Cavalcanti (PIBID LETRAS – UFPE)/ MARIA DE LOURDES CAVALCANTE CHAVES (PIBID LETRAS – UFPE)

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PAPEL DO COORDENADOR DE ÁREA - Herbertt Neves (UFPE)

CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO - Jailton Jáder Nóbrega (UFPE)

DA SUGESTÃO DIDÁTICA À SALA DE AULA - Anne Caroline Araújo de Lima (PIBID Letras/ UFPE)/ Magda Evania Vila Nova (PIBID Letras/ UFPE)

DESENHO ANATÔMICO: A SUA CONSTRUÇÃO E OS SEUS USOS NO ENSINO MÉDIO - Cássia Fernanda de Oliveira Costa (PIBID Letras/ UFPE)/ Daniella Duarte Ferraz (PIBID Letras/ UFPE)

VERBETANDO: EXPERIÊNCIAS DE ESCRITORES-APRENDIZES EM FORMAÇÃO DOCENTE - João Gusmão (UFPE)/ Renata Fernandes (UFPE)